Procurando algo?

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Você sabe o que esse simbolo realmente significa ?



Esse simbolo   é muito usado na luta antifascista , mas nem todo mundo que usa sabe seu real significado ,a um tempo atras perguntei  a um colega   o que significava ja que ele o utilazava em sua jaqueta  ele apenas me respondeu que era um simbolo antifascista ,não me contendado com essa resposta vaga cheguei a perguntar a outras pessoas que me deram significados diferentes que também não me deixaram satisfeita   então fui fazer algumas pesquisas e cheguei a origem deste atraves de um cartaz criado em 1932
  de origem alemã a mim mostrado







As 3 setas representam  as 3 lutas do partido social democrata, a três lutas contra as correntes ditatoriais da epoca.Tanbem sendo até então consideradas as 3 aliadas do fascismo, nazismo, monarquismo e comunismo. Naquela epoca os sovieticos ainda mantinham o pacto molotov-ribentrop. o pacto de não agressão entre sovieticos e nazistas, sendo os dois até então sob os aspectos da epoca aliados. O monarquismo simboliza a aspiração maxima do fascismo, seu maior aliado pois como foi comprovado historicamente no unico pais fascista que permaneceu após a guerra (espanha) vir a se tornar uma monarquia, o proprio simbolo do fasho era usado pelos três movimentos até então, tanto os comunistas, como monarquistas e fascistas. Por fim o Nazismo simboliza o Fascismo na sua forma mais crú, racista, cruel e monopolista.
Sendo assim acho que antes usarmos simbolos pelo quais não temos certeza de sua origem e significado cabe a nós antes de colocar em um patch  pesquisar  sobre ele pois hoje temos varias formas de  pesquisa  diferentemente dos libertarios mais antigos onde só tinham livros e na maioria das vezes inascessiveis ao seus bolsos  . Hoje sabendo sua origem e significado eu colocaria sim na minha jaqueta pois é um simbolo  contra qualquer forma de  DITADURA .






5 comentários:

  1. Na Real o simbolo das 3 setas representam a Liberdade, a Igualdade e a Solidariedade. Sobretudo os anarquistas usavam esse simbolo a tempos, nao q representasse ser contra alguma coisa, no caso monarquismo, extremo-comunismo, fascismo e/ou nazismo, e sim pelo lema ser a base do ideal libertário, e representar exatamente o oposto desses sistemas em questão ... logo, faria menção a destruição de todos os sistemas ditatoriais e repressivos!

    Parabéns Pelo Texto e Pela Luta, Garotxs!
    Tamo Junto

    ResponderExcluir
  2. se não me engano a primeira vez que xs anarquistas usaram esse símbolo foi na revolução de 36 ^^

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto mesmo! Tava querendo saber o que significa :D

    ResponderExcluir
  4. A direção das setas no 1º simbolo está a ao contrario......

    ResponderExcluir

sua opinião é muito importante para nossa melhoria,vc tbm e membro desse blog.saúde e anarquia!