O Ecofeminismo termo originalmente usado em 1974 pela francesa Françoise d' Eaubonne , uma feminista que deu origem ao Ecofeminismo ápos escrever "Le feminisme ou la mort" (" O feminismo ou a morte "), é a união do ambientalismo,feminismo e pacifismo.Teve uma influência antimilitarista,que se espalhou na Europa e Estados Unidos na década de 60.O Ecofeminismo apoia o desenvolvimento sustentável ,busca de tecnologias renováveis ,apoia a descentralização e a luta da mulher contra a opressão e a dominação do patriarcado. O Ecofeminismo no Brasil iniciou-se com ativismo Ambiental de mulherxs, em defesa à saúde,na segurança Ambiental; em um evento promovido pelas Nações Unidxs no Rio de janeiro no ano de 1992 liderado por Petra Kelly, dispertando a concientização de seus direitxs e a importância do meio Ambiente.
Petra Kelly
Ecofeminismo e suas Vertentxs
Ecofeminismo Clássico : Diz que a busca masculina pelo poder levou o mundo as Guerras e destruição do planeta ,e a ética feminina se opõe a esse poder a essa agressividade dos homens .Sendo que as mulherxs seriam pré dispostas ao pacifismo à conservação do meio ambiente ,e o feminismo denuncia a naturalização feminina como meio de justificar o patriarcado,tendo os homens pré dispozição à competição e à destruição .
Ecofeminismo Espiritualista : Teve inicio nos países do Sul,com grande Influência de religiosos como Ghandi, com seu princípio filosófico pacifista ,inspirando os hindus à uma união e reflexão em que devemos ser bons com os maus e os bons.Na America Latina ,atribui à Cosmologia a naturalização da mulher ,dizendo que ;com o desenvolvimento da sociedade ,traz a destruição do meio ambiente ,a violência contra a mulher e a dominação patriarcal.A Teologia da libertação modificou visões do mundo ,através de reflexões teológicas trazendo renovação, e influênciando outrxs grupos oprimidos : Nos Estados Unidos (negros e hispanicos ), os cristãos pobres da África e outrxs movimentxs feministas ,tendo uma postura Antisexista,Antiracista,Antielitista e anti-antropocêntrica.
Ecofeminismo Construtivista: É contra as formas de dominação ,não se identifica com fontes religiosas ,e nem com o essencialismo ,defende que a relação da mulher com a natureza é originária de seus atos, defendendo sempre novas práticxs de assumir relação de sexo e com a natureza .
As três vertentxs embora diferentxs ,apresentam em comum ,o fim das opressões as mulherxs , um cuidado com a preservação da vida e do Meio Ambiente,sendo um movimento global e plural tendo Ativistxs e teóricxs .
Achei bacana principalmente a visao construtivista, procurarei mais sobre e me soa interessante (apesar de nao ter um lado espiritual muito aflorado) essa questao de um feminismo anti-antropocentrico do espiritualista , vide que uma amigs vegan tinha ate um texxto fazendo assosiaçao da exploraçao feminina da especie humana com a exploraçao feminina de especies nao humanas! peijos d@ Gord@ WOW
ResponderExcluirEcofeminismo Clássico : Diz que a busca masculina pelo poder levou o mundo as Guerras e destruição do planeta ,e a ética feminina se opõe a esse poder a essa agressividade dos homens .Sendo que as mulherxs seriam pré dispostas ao pacifismo à conservação do meio ambiente ,e o feminismo denuncia a naturalização feminina como meio de justificar o patriarcado,tendo os homens pré dispozição à competição e à destruição .
ResponderExcluirachei essa parte meio Radical, sei lá
parece que homens já são predispostos a guerras por serem homens e mulheres predispostas a guerra por serem mulheres. Não concordo, acho que o ser humano hoje em si já é predisposto a essa violência (homens e mulheres) que devemos freiar
Vocês tem página no facebook, meninas?
ResponderExcluir