Procurando algo?

terça-feira, 20 de março de 2012

"Saúde patriarcal"

                        
                                       " Saúde patriarcal"

    Infelizmente a cena política no Brasil ,ainda é de carácter conservador,mesmo tendo uma presidenta no poder a mesma não contribui para mudar os valores que mantêm a desigualdade entre homens e mulheres .não adianta haver institucionalização se as medidas políticas adotadas são extremamente machistas ,desrespeitando o direito de escolha e as possibilidades para as mulheres .
   As campanhas de Saúde publica para mulheres ,como o combate ao câncer de mama e colo de útero,não tirando sua devida importância mas reduz a saúde da mulher à condição de parideira .
   Sendo que ,infartos e doenças cardiovasculares são as doenças que mais matam mulheres,e não são alvos de políticas públicas.Isso é um caso de saúde publíca sério a ser resolvido,mas,primeiramente é preciso compreender que as mulhers não estão no mundo apenas para serem mães ,como gritam aos ventos os conservadores ,mas para ser quem elas desejarem ser .
   A mulher deve cuidar de sua saúde como um todo ,e não seguir esse modelo que associa a mulher apenas à maternidade ,cuidando apenas dos orgãos reprodutivos ;(que a maioria das mulheres e jovens de vida sexual ativa não reconhecem ,por falta de uma política de educação sexual em escolas ).
   A legalização ou descriminalização do aborto é outro tema que sempre está em pauta pelas mulheres que lutam pelos seus direitos .Lembrando que, a gravidez não deve ser encarada como castigo para uma mulher por ser sexualmente ativa ,a maternidade é um direito,e não uma obrigação .Por isso a criminalização do aborto interfere nas decisões das mulheres sobre seus corpos ,incentivando abortos clandestinos e gerando uma carneficina para as mulhers pobres .
   Descriminalizando o aborto implica apenas em retirar do código penal os art. 124 a 128,que tipificam o aborto.Legalizando,ações maiores por conta do governo seriam necessárias como consultas,exames e procedimentos necessários para a interrupção voluntária da gravidez de forma segura ,mas sabemos que isso não vai acontecer tão cedo em um país que a saúde pública anda a beira de um colapso ,álias não anda as filas são interminaveís e milhares de pessoas morrem em uma fila de hospital.È muito triste que o aborto seja tratado de forma tão conservadora ,pois essa é uma grande causa de morte de mulhers no Brasil resultado direto da desigualdade.È horrivel ver que as mulhers usam seu espaço político para idolatrar esse modelo de feminilidade direcionado apenas na maternidade e em cuidados familiares ,ignorando completamente outros fatores.
       Sim nós mulheres somos fortes,mas não somos fortes @penas por que temos capacidade de gerar outra vida ,somos fortes porque trabalhamos nas ruas ,trabalhamos em casa ,resistimos e lutamos contra o machismo,a violência a opressão, muitas são pai e mãe ao mesmo tempo,por isso somos fortes !
   MULHER VAMOS NOS UNIR PARA DIMINUIR A DESIGUALDADE DE GÊNERO!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é muito importante para nossa melhoria,vc tbm e membro desse blog.saúde e anarquia!