Procurando algo?

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O voto feminino, porque comemorar?

Ontem dia 24 de fevereiro de 2012 se comemorou a conquista do voto das mulheres. Porem me dirão algums anarquistas e feministas, porque comemorar? Do ponto de vista anarquista devo concordar que a democracia é uma farsa, não passar do direito de um povo de escolher seu proprio tirano. A maior parte das medidas governamentais (se não todas elas) já foram provadas pela praxeologia (estudo da ação humana) como falhas. Toda e qualquer forma de estado se estabelece por estorção ou roubo e nenhum voto vai mudar isso. Igualmente do ponto de vista feminista não acredito que a situação da mulher esteja boa, embora a mulher tenha conseguido seu voto, apesar da igualdade formal entre os sexos, há ainda muito que se lutar até conquista de uma real e plena igualdade da mulher em relação ao homem. No Brasil, o Patriarcado ainda possui muitas faces veladas. No mercado de trabalho, por exemplo, dados de 2011 do IBGE mostraram que as mulheres ainda ganham 28% a menos que os homens, exercendo as mesmas funções.
Os índices de desemprego também demonstram desigualdade, pois estão em 5,3% para homens brancos, mas em 12,5% para mulheres negras (dados de 2009 do IPEA). Sem contar que os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos e idosos ainda recaem predominantemente sobre as mulheres.
Também na política pode ser notada a desigualdade. Mesmo tendo elegido uma Presidenta da República, o Brasil conta hoje com apenas 8,9% de mulheres no Congresso Nacional, 12% nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais, segundo dados o Governo Federal. Isso coloca o Brasil na 141ª colocação sobre presença de mulheres na política, num ranking de 188 países. Em relação à América Latina, o Brasil fica apenas à frente da Colômbia nesse quesito.

Então vejo realmente um bom motivo pra comemorar? Sim e não:
Não do ponto de vista de uma comemoração de dever comprido, nenhuma luta a ser travado e restringido todo o papel politico da mulher a uma simples politicagem eleitorera (afinal é logico que o governo tanbem quer que as mulheres sustentem a farsa democratica). Por outro lado há o que se comemorar em relação ao avanço já representado. Vou fazer um paralelo com a luta antifascista, diremos que as varias inssureições e revoltas contra o fascismo não devem ser comemoradas? De forma alguma. Porem diremos que porque o fascismo foi vencido e a ditadura acabou está tudo muito bem e devemos nos contentar só com nossos votos? Logicamente que tanbem não. Do mesmo modo que a democracia é um avanço se comapara com a ditadura e a republica um avanço se comparada com a monarquia o voto femino é um avanço se comparado a face dura e cruel do machismo explicito de outros tempos. É simbolo de varias lutas que foram desencadeadas pelo surgimento do femismo pela então anarquista Mary Wollstonecraft. Ao pregar que a igualdade formal ela fomentou a luta por melhorias e condições entre as quais se dividiu em varias lutas paralelas fora até do proprio anarquismo. Quando as mulheres norte-americanas se engajaram na abolição da escravatura nos Estados Unidos. Cabe destacar o papel de Susan Brownell Anthony e de Elizabeth Cady Stanton, que em um encontro, em 1851, em Seneca Falls, Estado de New York, iniciaram a luta pelo fim da escravidão.A idéia inicial de Susan era que também fosse aprovada uma emenda que desse também o direito de voto às mulheres, mas, devido às dificuldades enfrentadas, foi resolvido que ficariam apenas na libertação dos escravos para só tratar posteriormente do direito ao voto.Em 1870, foi aprovada a emenda constitucional nº. 15, que garantiu o direito ao voto aos homens de qualquer raça, cor e condição social. Só então, nova batalha seria iniciada, uma emenda pelo voto feminino, que levaria o nome de sua idealizadora, Susan Anthony. No Brasil, a emancipação feminina teve como sua precursora a educadora Leolinda de Figueiredo Daltro, natural da Bahia.A fim de colaborar na campanha eleitoral para a presidência da República, fundou, em 1910, a Junta Feminina Pró-Hermes da Fonseca, de quem era amiga da família, apesar das mulheres não terem o direito do voto. Com a vitória de seu candidato, continuou sua campanha pela participação da mulher brasileira na vida política do país. Concorreu como candidata a constituinte no ano de 1933. O Rio Grande do Norte marcou a luta mundial dos movimentos feministas, à época crescente em todos os lugares. O Estado era governado por Juvenal Lamartine e coube a ele o pioneirismo de autorizar o voto da mulher, em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. Foi em 1928.
Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e outros nove estados da Federação a fazerem a mesma coisa.Apesar do movimento pelo sufrágio feminino ter tido início na década de 1910, quando a professora Leolinda de Figueiredo Daltro fundou a “Junta Feminina Pró Hermes da Fonseca”, apenas a partir de 1930 essas reivindicações tomaram corpo. Nesse contexto no decreto de 24 de fevereiro de 1932, institui o Código Eleitoral Brasileiro, cujo artigo 2º disciplinava como eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo. Assim reconhecemos que a conquista do voto feminino não é o passo maximo nem muito menos é ponto de referencia para uma nova forma de lutar por nossos direitos uma vez que a democracia em si é uma farsa, mas mostra claramente que se mulheres fortes se juntarem pra revindicar suas liberdades conseguiram derrubar valores mais arraigados do patriarcado em nossa sociedade. Lutemos por nossa liberdade sem esquercermos de nossas antepassadas, pois mesmo que muito do que tenham conseguido nossa não seja nosso ideal, não deixa de ser um marco contra mais algumas opressões, afinal tanbem comemoramos o fim das  ditaduras?
Liberdade para todos os sexos e generos, liberdades iguais são direitos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é muito importante para nossa melhoria,vc tbm e membro desse blog.saúde e anarquia!